Núcleo de Apoio Pedagógico – NAP

O NAP é um espaço de apoio pedagógico multiprofissional, composto por cinco pedagogos, um assistente social, um psicólogo e um técnico administrativo, que tem como objetivo o acompanhamento dos alunos no seu processo de desenvolvimento por meio da orientação pedagógica, de maneira que suas necessidades sejam supridas e contribuindo significativamente para o processo de aprendizagem.

Além das ações integradas o NAP apresenta profissionais com atribuições específicas, como descritas a seguir:

Orientadores Pedagógicos
  • Assessorar os segmentos da escola no trabalho pedagógico interdisciplinar juntamente com as coordenadorias;
  • Assessorar a realização dos Conselhos de Ciclos, de Totalidades ou de Classes;
  • Acompanhar os ciclos, coletando as demandas dos professores;
  • Acompanhar e orientar o processo de avaliação do rendimento escolar;
  • Informar aos pais ou responsáveis sobre a frequência e o rendimento escolar dos alunos;
  • Participar do processo de mudança curricular;
  • Fazer cumprir o calendário escolar, inclusive por parte do aluno e da família;
  • Contribuir para a atualização do projeto pedagógico;
  • Acompanhar, contribuir e avaliar o planejamento das atividades escolares;
  • Analisar o currículo de aluno transferido, programando, se necessário, estudos de dependência;
  • Acompanhar as atividades da escola, garantindo as orientações das Coordenadorias Pedagógicas.

Equipe: Cláudia Oliveira, Natália Paixão Teixeira Marinho, Paulo Campos, Roberta da Trindade Pantoja, Sílvia Costa de Assunção, Silviane Chaves, Thiago Gomes Silva.

Psicólogo Escolar
  • Acompanhar o processo de aprendizagem;
  • Observar as necessidades dos alunos para contribuir com o trabalho dos professores;
  • Indicar, a quem couber, estratégias para melhorar o rendimento escolar;
  • Orientar pais ou responsáveis no caso de necessidade de encaminhamento do aluno para outros profissionais;
  • Contribuir com os professores para a melhoria do trabalho com os alunos;
  • Realizar palestras e oficinas aos alunos, professores e pais, como assessoramento ao desenvolvimento escolar;
  • Auxiliar na adaptação do aluno à escola;
  • Auxiliar na elaboração e execução de projetos multidisciplinares;
  • Facilitar as relações interpessoais da equipe escolar.
Serviço Social
  • Realizar atendimento aos alunos no âmbito social;
  • Prestar informações sobre programas e benefícios sociais;
  • Realizar visitas domiciliares, quando necessário, com o objetivo de ampliar o conhecimento acerca da realidade sócio familiar;
  • Fazer palestras sobre drogas, violência, sexualidade, o papel da escola e o da família;
  • Fazer articulação com instituições públicas e privadas além de organizações comunitárias locais; com vistas ao encaminhamento de pais e alunos para atendimento de suas necessidades;
  • Elaborar, coordenar, executar e avaliar projetos sociais;
  • Realizar pesquisas socioeconômicas com as famílias dos alunos;
  • Promover, juntamente com a equipe multidisciplinar, reuniões periódicas com os alunos e familiares.

Equipe: Beatriz Santos Serra

Serviço de Nutrição
  • Planejar e supervisionar as dietas oferecidas à comunidade escolar;
  • Prever e prover, junto aos setores competentes, a aquisição de gêneros alimentícios;
  • Acompanhar e fiscalizar as atividades da cozinha;
  • Zelar pela higiene da cozinha e dos funcionários que nela atuam;
  • Realizar estudos sobre o estado nutricional dos alunos, sobretudo das crianças da educação infantil;
  • Primar pela qualidade na manipulação dos alimentos;
  • Realizar palestras e campanhas para aquisição de hábitos alimentares saudáveis;
  • Acompanhar e implementar projetos como “Alimentação Alternativa”.

Equipe: Karoline Christine Carvalho Barreto

Sala de Recursos Multifuncionais

O principal objetivo da sala de recursos multifuncionais é apoiar a organização e a oferta do Atendimento Educacional Especializado – AEE, prestado de maneira complementar ou suplementar aos estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades/superdotação matriculados em classes comuns do ensino regular, assegurando-lhes condições de acesso, participação e aprendizagem.

O AEE se apresenta, primeiramente, como proposta para diminuir a distância entre Educação Especial e Ensino Regular, utilizando-se de estratégias para a inclusão do aluno considerando suas necessidades e, contrapondo-se aos pressupostos segregacionistas.

Enquanto prática pedagógica o AEE apoia, complementa ou suplementa os serviços oferecidos aos alunos com necessidades educacionais especiais. A proposta da sala de recursos advém de política pública do MEC e realiza-se em local dotado de equipamentos e recursos pedagógicos adequados às necessidades dos alunos. Os atendimentos são oferecidos individualmente ou

em pequenos grupos, desde que, sem nenhum prejuízo, possamos agrupar alunos com necessidades especiais semelhantes, em horário (preferencialmente) oposto daquele que frequentam a classe comum.

O trabalho prioriza os interesses, necessidades e dificuldades de cada aluno atendido, oferecendo caminhos que favoreçam a aprendizagem dos conteúdos trabalhados na classe comum. Tendo como foco o pleno desenvolvimento dos educandos público-alvo da educação especial.

Atualmente a escola dispõe de quatro professores para atendimento, três na sede e um nas UP’s. O AEE da Escola Bosque conta com o apoio externo de órgãos públicos, como o CRIE (Centro de Referência em Inclusão Educacional), NEDETA (Núcleo de Desenvolvimento em Tecnologia Assistiva e Acessibilidade), Hospital Sarah, Hospital Bettina Ferro, além da iniciativa privada.

Após apresentar os objetivos e atribuições do NAP, cabe ressaltar que o trabalho desenvolvido pelo setor depende do diálogo com os coordenadores pedagógicos e administrativos, corpo docente, família e órgãos públicos de atendimento social como: Centro de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS), Centro de Referência de Assistência Social(CRAS), Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS), Conselho Tutelar, Unidade Municipal de Saúde de Outeiro (OMS).

Equipe: Ana Paula Guimarães do Nascimento, Luiz Roberto Uchoa da Silva, Maria de Nazaré Araújo da Silva.