Reforma da Unidade Pedagógica da Escola Bosque na ilha de Jutuba entra na reta final
“É com grande alegria que a Prefeitura de Belém vai inaugurar a UP Jutuba e retomar as aulas e todas as atividades pedagógicas nesta unidade. O povo das ilhas merece essa atenção e respeito”, anunciou o presidente da Fundação Escola Bosque (Funbosque), Alickson Lopes, nesta quinta-feira, 24.
O anúncio foi feito durante uma visita técnica às obra de reforma geral da Unidade Pedagógica (UP) Jutuba, localizada na ilha de Jutuba. A UP integra a estrutura de ensino da Funbosque.
Além do presidente da Fundação, a comitiva em visita à UP teve a participação da chefia do cerimonial da prefeitura de Belém, Inês Silveira; e de representantes da Superitendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) e da Agência Distritral de Outeiro (Arout), além da equipe técnica da Funbosque. A visita ocorreu para analisar os trabalhos na UP Jutuba, os quais já se encontram na fase final.
Reforma geral – A obra contempla ampliação dos espaços, com reforma e manutenção da ponte e trapiche, manutenção da cobertura em telha cerâmica, salas de aulas, salas de apoio pedagógico, cozinha, depósito, banheiros, revisão hidráulica e revisão elétrica de toda estrutura da UP Jutuba.
Sem condições – A unidade pedagógica, inaugurada em 2011, nunca recebeu nenhuma reforma na estrutura física, acumulando problemas que culminaram na suspensão das atividades escolares, desde 2019, em virtude das precárias condições de atendimento.
Não havendo outra saída, a UP Jutuba foi fechada. Durante a suspensão das atividades, os alunos foram transferidos para a Unidade Pedagógica Faveira, na ilha de Cotijuba.
Anúncio – Ao assumir a gestão da Funbosque, Alickson Lopes anunciou logo a obra de reforma da UP Jutuba e também da Casa Escola da Pesca, de alojamentos da escola Bosque – cujas obras já foram conluídas -, da Casarão da Cultura e da Horta, esta se encontrava em condições de destruição. A Horta abriga o projeto “Horta do Conhecimento”, que já retornou suas atividades.
A coordenadora pedagógica das ilhas, Elisângela Costa, contou que as famílias dos alunos e alunas da UP/Jutuba estão emocionadas com a obra.
“É muita emoção ver tudo isso. Esta unidade está parada, sem atividades, há três anos. É distante para os alunos desta ilha se deslocarem para a unidade de Cotijuba, porque atendemos educação infantil. Estou emocionada, muito feliz de poder participar desse momento tão especial”.
Texto:
Rita Ribeiro