Funbosque apresenta espaço educativo à Semec e articula ações integradas

A Fundação Centro de Referência em Educação Ambiental Escola Bosque Professor Eidorfe Moreira (Funbosque) recebeu nesta sexta-feira, 21, a secretária municipal de Educação, Márcia Bittencourt e equipe técnica para apresentar a instituição e projetos educativos, aproveitando a oportunidade de articular futuras ações com a Semec.

O presidente da Funbosque,  Alickson Lopes, mostrou o novo paisagismo da Escola Bosque e contou um pouco da história da intituição, que foi uma conquista da comunidade para garantir a crianças, adolescentes e aos jovens da ilha de Caratateua uma escola diferenciada, voltada para educação ambiental e profissional.

Foram apresentados na visita a coordenação pedagógica, refeitório, auditório, laboratório de biologia, quadra esportiva, casarão de cultura e seus projetos dos Agentes e Monitores Ambientais (AMA), e o Ecomuseu, entre outros. Em cada espaço e entre as trilhas do Bosque, a equipe da Semec se encantava com a natureza e as atividades desenvolvidas na escola.

“A visita da Semec aqui na Escola Bosque consolida a relação que queremos estabelecer de forma orgânica em toda a rede de ensino. Paulo Freire nos deu grandes lições a respeito da importância dos princípios de solidariedade, inclusão social e participação popular. Estamos recebendo a  Semec para criar uma grande parceria de mobilização e tornar Belém realmente a capital da Amazônia, valorizando saberes, patrimônio ambiental e cultural, com projetos e ações que integrem toda a rede”, explica Alickson Lopes.

Ele ressalta, que o que se quer é que a educação seja valorizada, seja na Funbosque ou nas escolas municipais, porque elas fazem parte de um único sistema.

Durante a visita, Márcia Bittencourt foi presenteada com o livro “Ecomuseu: uma alternativa de gestão ambiental”, do autores Teresinha Resende e Dilson Rosário. Além de receber outros presentes como duas plantas regionais e uma pintura em tela. Ela também foi convidada a plantar um muda de cacau para marcar sua presença no espaço.

“Hoje foi o dia de conhecer a Funbosque, os projetos e integrar as ações. Muitos projetos já iniciaram e outros vão iniciar a partir desta visita. A Funsbosque é a Amazônia e o nosso projeto de amazonizar Belém se dá pela Escola Bosque”, enfatiza a secretária.

Márcia Bittencourt foi visitar a Funbosque acompanhada pela diretora geral da Semec, professora Araceli Lemos; diretora administrativa, Andrea Ewerton; e da diretora de manutenção, Ana Carolina Simões.

Tábita Oliveira