Funbosque comemora 22 anos e anuncia curso de gastronomia para 2019

[metaslider id=1942]

A Fundação Centro de Referência em Educação Ambiental Escola Bosque “Professor Eidorf Moreira” (Funbosque) celebra nesta sexta-feira, 27, 22 anos de funcionamento da instituição, na ilha de Outeiro, distrito de Belém. E para celebrar a data, foi organizada uma programação especial com diversas atividades simultâneas espalhadas por quase toda a extensão da escola para os estudantes e comunidade do entorno. A ação começou nesta quinta, 26, com oficinas, plantio de mudas e revitalização de canteiros.

Ainda durante a cerimônia de abertura dos festejos foi anunciado o curso de gastronomia que será oferecido pela fundação. O curso vai somar-se à grade curricular que atualmente atende dois mil alunos distribuídos em educação infantil, ensino fundamental e técnico profissionalizante na área do meio ambiente e recursos pesqueiros, além do EJA (educação de jovens e adultos).

“Para 2019 estaremos lançando o curso de gastronomia, ressaltando que a iniciativa tem apoio do prefeito Zenaldo Coutinho e a equipe da Secretaria Municipal de Educação, Semec”, destacou a presidente da Fundação, Beatriz Padovani.

A escola Bosque é um universo. Por todos os cantos existe vida traduzida pelo verde da natureza, alegria dos estudantes e dedicação dos servidores. A comunidade é grande aliada na manutenção do espaço e participa diretamente das atividades. Beatriz Padovani afirma que a Funbosque é referência, não somente na educação, mas também nas ações de proteção social, de cidadania e formação profissional. Além da sede na ilha de Outeiro, a escola se expande para as ilhas de Jutuba, Jomaú e Cotijuba, onde recentemente foram realizadas ações de combate à violência sexual. “Estamos sempre abraçando as causas da comunidade e de entidades que trabalham a defesa da cidadania como um todo”, explica a gestora.

Ainda para estas comunidades, a Funbosque realizou curso profissionalizante para aquaviários, em parceria com a Capitania dos Portos e formou uma turma de 180 agentes de portaria. Na Escola de Pesca também foram realizados novos cursos para fabricação de alimentos derivados do pescado, que é muito abundante na região.

A ex-aluna da Funbosque, Maria Mendonça, é monitora do projeto Horta e Nutrição. “Eu me sinto privilegiada porque sou ex-aluna do curso técnico de meio ambiente da escola e hoje ensino o que aprendi para as pessoas que nos visitam ou quando levamos as mudas para projetos em outros órgãos públicos”, disse.

O projeto Horta e Nutrição é coordenado pela professora Ítala Gouveia e é um dos mais procurados pelos alunos e comunidade. No local existem centenas de mudas de hortelã, erva cidreira, jambu, capim santo e até vick. “São ervas que você faz um chá para curar gripe e dor na cabeça”, ensina Maria Mendonça. Os alunos do curso técnico de meio ambiente são os voluntários da horta e segundo a professora aprendem na prática as lições teóricas da sala de aula. “O rendimento deles é muito bom porque existe a interação com o meio ambiente e a preservação para gerações futuras”, afirma a professora Ítala Gouveia.

Para os estudantes Rayanny Rabelo, 14, e Joel Diogo, 17, a Escola Bosque é mais que um lugar para aprendizado. “Aqui é muito bom, temos sombra, verde e um clima excelente. Não sentimos calor e os professores são muito legais”, disseram os jovens que são alunos do curso técnico em meio ambiente. “Eu fiz processo seletivo e passei em terceiro lugar, porque queria muito estudar aqui e me formar na área do meio ambiente”, falou Rayanny.

A artesã Ângela Maria do Nascimento também destaca o papel da escola para a comunidade de Outeiro. “Essa Escola é muito importante para nossa comunidade. A direção nos faz participar das atividades e nos transformar em cidadãos. Eu sou artesã e minha filha é ex-aluna daqui. E foi um professor que me convidou para participar das oficinas do Ecomuseu e hoje eu vivo da venda do meu trabalho artesanal”, conta. A artesã faz flores em E.V.A e muitos objetos como bolsas, miniaturas de aviões e vasos decorativos em papel-jornal reciclado. Outros trabalhos artesanais em crochê e bijuterias em sementes também estão em exposição e à venda na escola.

A programação de aniversário de 22 anos da Funbosque se estenderá até amanhã, 27, com ação de cidadania e emissão de documentos como carteira do trabalho e de identidade, Passe Fácil, consultoria de beleza entre outros. Todos os serviços são gratuitos.

QUADRO DA PROGRAMAÇÃO – SERVIÇOS

TEMÁTICA

Escola Bosque: patrimônio material e imaterial, saberes, afetividades e memórias.

SEXTA-FEIRA, 28 – 8H ÀS 12H

SAÚDE – Avaliação oftalmológica – Hospital Cynthia Charone;

TRABALHO – Agendamento da CTPS – Portal do Trabalhador (PMB);

CIDADANIA – Emissão de Carteira de Identidade – Polícia Civil;

SAÚDE – Testes rápidos Sífilis e Hepatites B e C; vacina contra o vírus Influenza, emissão do cartão do SUS – Sesma;

PREVENÇÃO – Abordagem educativa com prevenção de endemias – Vigilância à Saúde – Sesma;

GRATUIDADE – Emissão do cartão Passe Fácil Estudantil (1ª e 2 ª Vias), Passe Fácil Sênior e Passe Fácil Especial – SEMOB;

CONSULTORIA DE BELEZA – Limpeza de Pele e degustação de produtos de shakes e demonstração de produtos fisioterápicos;

CONSELHO TUTELAR V – DAOUT – atendimento;

FUNBOSQUE – Doação de 300 mudas de Plantas – projeto Horta

Haverá sorteio de bolsas integrais e parciais para curso profissionalizante em informática básica.

Por Selma Amaral