Funbosque firma parceria com projeto “Da antiga Belém Mairi aos povos da Amazônia”

Funbosque e Instituto de Pesquisa Projeto Cartografando Saberes discutem parceria.Sem Descrição

Um debate sobre parcerias no desenvolvimento do trabalho nas comunidades, na execução do projeto “Uma Cartografia (Etno) Histórica da resistência e emancipatória dos espaços afros e Indígenas: Da antiga Belém Mairi aos povos da Amazônia. Patrimônio Cultural e formações educacionais comunitárias foram a pauta da reunião realizada na sede da Fundação Escola Bosque (Funbosque), nesta desta terça-feira, 11, entre representantes da Funbosque e do Instituto de Pesquisa Projeto Cartografando Saberes (IPPCS).

O projeto está vinculado ao grupo de pesquisa “Cartografia dos povos da Amazônia: História oral, territórios tradicionais e os mapas das ‘(r) existências’.” do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (Naea) da Universidade Federal do Pará (Naea) da Universidade Federal do Pará (UFPA).

O Instituto de Pesquisa Projeto Cartografando Saberes, trabalha na promoção de projetos de educação, história, filosofia, literatura, arte, memória, desenvolvimento social, direitos, comunicação e patrimônio cultural, comprometidos com a visibilidade dos povos periféricos e comunidades tradicionais, no combate ao racismo, ao machismo e à LGBTfobia.

A atual diretora geral do instituto e coordenadora do projeto, Alanna Souto, ressaltou a importância de investigar, criar possibilidades e retomar a memória do espaço histórico dos povos tradicionais. A expectativa é alcançar as comunidades que a Escola Bosque atende no seu universo escolar.

“Preservar o patrimônio cultural do povo, valorizando sua trajetória histórica, é uma responsabilidade desta gestão”, afirmou o presidente da Funbosque, Alickson Lopes.

Também participaram da reunião o coordenador de Planejamento, Pesquisa e Extensão, Agnaldo Rabelo e o coordenador-adjunto, Rômulo Dias.

Texto:
Rita Ribeiro