Funbosque reúne com trabalhadores rurais para tratar sobre a produção agrícola

A Fundação Escola Bosque (Funbosque) articulará junto à Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), secretarias municipais de Meio Ambiente (Semma), de Economia (Secon), Fundação Municipal de Assistência do Estudante (Fmae) e outros setores da área da agricultura familiar, com o objetivo de garantir segurança e o escoamento da produção dos produtores rurais do Distrito de Outeiro. Esse foi o compromisso do presidente da Funbosque, Alickson Lopes, para atender a uma série de demandas dos pequenos agricultores, apresentada na manhã desta quarta-feira, 2.

“Estou dedicado à função de aproximar a Funbosque da comunidade, ajudar nas ações de políticas de combate à degradação do meio ambiente e dar apoio na produção da agricultura familiar”, enfatizou Alickson, que iniciou a visita pelo sítio da agricultora Leonildes da Silva, moradora da comunidade do Fama, onde trabalha com o agroextrativismo. Em seguida, reuniu com produtores rurais da área e pontuou a necessidade de criarem uma cooperativa para criar condições de escoamento da produção.

Os produtores buscam condições de escoamento da produção, como a de açaí, abacaxi, rambutã, cupuaçu, abil, bacuri, piquiá, castanha sapucaia, castanha do Pará e ipê rosa e amarelo, assim como a de criação de patos, galinhas, porcos. O problema enfrentado por eles é a falta de estrutura, por esse motivo recorreram à Funbosque para que seja articulado apoio de órgãos do setor agrícola.

A pequena agricultora Leonildes da Silva afirma que a área precisa de segurança, porque “quando está em tempo de rambutã, entram aqui levam tudo e até quebram galhos da plantação. Já me roubaram 40 frangos, me amarraram, foi horrível, isso me deixa muito triste”, relatou.