Exposição fotográfica no Ecomuseu da Amazônia/Funbosque

A artista visual Renata Aguiar apresenta a exposição Reminiscências. Para essa nova montagem da exposição que estreou em 2023 na Galeria Theodoro Braga, a artista conta com a curadoria da museóloga paraense Paola Maués. As fotoperformances e videoperformances da exposição são resultado da pesquisa de doutorado da artista na UFRJ, sobre fotografia, performatividade, corpo e território. A abertura será no dia 23 de março, às 10h, na sede do Ecomuseu da Amazônia/Funbosque, na Ilha de Caratateua, onde a mostra permanece durante dois meses, com visitações de segunda a sexta-feira, de 9 às 17 horas.

Nas palavras da artista, reminiscências “são restos, aquilo que fica como marca do que já passou. Como nos álbuns de família, me voltei sobre o meu passado ancestral, buscando refazer os caminhos das mulheres de minha família. Mulheres que correm desde o estado do Amazonas, Santarém, Rio Tapajós, até a região bragantina, para desaguarem na ilha de Caratateua”. Essa versão da exposição traz um conceito de montagem que se expande além das paredes da galeria, convidando os visitantes a um percurso por intervenções, que dialogam com trechos dos quinze hectares de floresta preservada da Fundação Escola Bosque, onde a artista é também professora de Artes em uma das duas escolas que constituem a fundação: a Casa Escola da Pesca.

O projeto da exposição Reminiscências foi selecionado pelo Edital de Artes Visuais – Lei Paulo Gustavo e traz em suas contrapartidas sociais três atividades: uma Oficina de Performance para Fotografia, conduzida pela artista e pelo performer Carlos Vera Cruz; uma Oficina de Câmara Obscura, com a própria Renata Aguiar; e uma roda de conversa com o tema Arte e Território, com a Prof. Dra. Marisa Mokarzel, curadora da primeira montagem da exposição em 2023, a curadora da atual montagem da exposição, Paola Maués e a artista.

Todas as atividades são gratuitas!
Será disponibilizado ônibus ida e volta para a abertura da exposição, os interessados devem preencher o formulário no link abaixo:

Galerias Relacionadas: