As ações da Semana Nacional do Registro Civil no Pará já começaram em vários pontos do Estado e nesta quarta-feira, dia 15, a sede da Fundação Escola Bosque, na ilha de Caratateua, foi palco para mais um momento de cidadania.
Instituída pela Corregedoria Nacional de Justiça (CNJ), a Semana Nacional do Registro Civil do Poder Judiciário, conhecida como “Registre-se!”, visa garantir o direito à cidadania para pessoas socialmente vulneráveis através da emissão de importantes documentos, tais como; certidão de nascimento, Registro Geral (RG), Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), carteira de trabalho, CadÚnico e entre outros.
Na Funbosque, cerca de 300 pessoas da etnia venezuelana Warao foram atendidas pelo “Registre-se!”.
E amanhã, 16 de maio, ocorrerá o atendimento aos povos quilombolas na Comunidade de Pitimandeua, no munícipio de Inhangapi. E no dia 17, sexta-feira, será nas Casas Penais da Grande Belém, com ação voltada à população carcerária paraense.
Vale ressaltar que, em 2023, durante a primeira edição da Semana, a ação, com apoio dos cartórios paraenses, emitiu cerca de 1.900 certidões em diferentes bairros e espaços de acolhimento da Região Metropolitana de Belém.