Hemopa promove campanha de doação de sangue na Fundação Escola Bosque

“A emoção de poder contribuir de salvar outras formas outras vidas são extremamente essenciais porque doar uma parte de você para contribuir na vida de outras pessoas não tem preço”, diz emocionada a doadora e professora da Fundação Escola Bosque, Joana Chagas.

Doar sangue, salva vidas! Foi com esse compromisso que a Funbosque em parceria com o Hemopa realizaram na última sexta-feira, 12, uma caravana de doação de sangue para a comunidade da ilha de Caratateua, no Distrito de Outeiro.

“Sangue é sinônimo de vida. E hoje temos muitos pacientes na rede pública e privada que precisam diariamente sobreviver de sangue. Então estamos com uma grande expectativa em conseguir finalizar a ação hoje com um número significativo de bolsas para auxiliar a manter o estoque do dia e salvar minimamente dezenas de vidas”, afirma a gerente de captação de doadores de sangue, Nazaré Saldanha.

Gesto de humanidadeA doadora, Ingrid Braga, realiza regularmente esse ato de amor com o próximo porque “para mim é muito importante doar sangue, principalmente porque há 23 anos atrás eu precisei de doação devido a uma hemorragia pós-parto, e desde aí, sempre que eu posso, ajudo outras pessoas doando sangue.”

Para a Geisiane Cristina o dia começou diferente porque “é a primeira vez que vou ao Hemopa, eu nunca fiz uma doação de sangue, e hoje acordei determinada a doar uma parte de mim para ajudar alguém que precisa”, relata emocionada

Parceria solidária – Para o presidente da Funbosque, professor Laurimar Matos, é importante “fortalecemos as relações da Escola Bosque e o Hemopa, visando contribuir na divulgação e captação de sangue, naquilo que chama de parceria solidária. As relações institucionais permitem que a comunidade escolar e extraescolar colaborem nessa parceria e no fortalecimento da campanha”, afirma o presidente da Fundação.

E neste ato de solidariedade ao próximo, ao todo, 74 pessoas compareceram ao auditório da Funbosque para doar sangue e, desse número total, 49 estavam aptos para realizar o procedimento de doação. Vale lembrar que uma única doação de sangue pode salvar a vida de até quatro pessoas que necessitem de transfusão.

Doação – Doar sangue é um ato simples, rápido e seguro. O Ministério da Saúde orienta que as pessoas que querem doar devem apresentar um documento oficial com foto, ter mais de 51kg, ter a faixa etária entre 16 a 69 anos, estar em bom estado de saúde e ter feito uma refeição equilibrada.

Texto:

Darryl Hannah / Ascom Funbosque