Fundação Escola Bosque celebra o Dia da Amazônia com práticas pedagógicas

Nesta quinta-feira, 5 de setembro, é comemorado o Dia da Amazônia, um dos patrimônios naturais mais valiosos da humanidade, além de ser a maior reserva natural do planeta. Para comemorar a data, a Fundação Escola Bosque irá realizar uma programação especial. 

Nesta quinta, haverá exposição do Projeto do Meliponário; exposição de maquetes de animais; coleta de assinaturas pelo projeto Amazônia de Pé; e apresentação do grupo de danças regionais da Escola Bosque. Já na sexta-feira, 6, tem a feira de produtos locais; distribuição de mudas; exposição dos quelônios, além de outras atividades.

“É por meio da educação que conseguimos entender os desafios das questões ambientais. Por isso que lidar com esse assunto requer mudanças de hábitos e percepções. Na Funbosque, procuramos tornar as aulas mais interativas e dinâmicas, para atrair a atenção dos alunos e fazer com se conectem com a realidade em que vivem”, afirma o presidente da Funbosque, Laurimar Farias.

“Queremos que os nossos estudantes se conscientizem sobre a importância da floresta em nossas vidas. A educação ambiental é essencial na formação do cidadão, pois ajuda no desenvolvimento de um senso de responsabilidade e empatia com o meio ambiente e as comunidades”, defende o professor Célio Costa, coordenador de Planejamento e Pesquisa (CPP).

No total, a Fundação Escola Bosque possui 1.998 alunos que estão divididos entre Escola Sede, Escola da Pesca e Unidades Pedagógicas.

Sexta-feira Ecocultural

Em parceria com Ecomuseu da Amazônia e a Coordenadoria de Desenvolvimento Comunitário (CDC), ambos núcleos da Funbosque, a Sexta-feira Ecocultural é uma programação que ocorre todo começo de mêscom o intuito de divulgar e semear a cultura local da Ilha de Caratateua, no Distrito de Outeiro, através de vendas de elementos produzidos pelos produtores rurais regionais, como comidas típicas, mel, plantas, artigos de moda, exposições de agricultores, além do grupo de dança de carimbó do Ecomuseu da Amazônia, que é composto pelos estudantes da Escola Bosque.

Texto:

Daryl Hannah