Ação social da Funbosque atende milhares de moradores de Outeiro e região das ilhas

[metaslider id=2030]

A ação social realizada para marcar o aniversário de 22 anos da Fundação Escola Bosque atraiu milhares de moradores da ilha de Outeiro, na manhã desta sexta-feira, 27.  A estimativa da presidente da Funbosque, Beatriz Padovani, era atender 1.500 pessoas nos mais diversos serviços, como de saúde, de emissão de documentos e prevenção de doenças. A Escola Bosque, como é mais conhecida, é referência na ilha com ideais baseados na educação ambiental e extensão ao trabalho comunitário.

Ao dar boas-vindas ao público, a presidente Beatriz Padovani ressaltou que no biênio 2017/2018 serão investidos recursos para melhorar a rede física e aquisição de equipamentos, além da extensão social da instituição. “Vamos continuar prestando esse serviço para nossa comunidade de Outeiro e demais ilhas. Estamos retomando essa ação, que esperamos ser contínua nesses próximos anos”, destacou.

A ação social deu oportunidades para os moradores resolverem situações que demandam tempo e dinheiro. Os passes livres de meia-passagem estudantil, para idosos e portadores de necessidades especiais foram muito procurados. Segundo a coordenadora do Núcleo de Atendimento Comunitário da Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob), Sônia Nascimento, são atendidas 200 pessoas por cada ação e os casos mais comuns são da segunda via da carteira. “Como o sistema é biométrico, o cartão é cancelado em caso de perda ou roubo, então se faz necessário um novo cadastro”, alerta. Os usuários atendidos na ação social vão receber o cartão num prazo de 40 dias, pois as informações serão cruzadas com a lista fornecida pelas escolas. “E como nós estamos no início do ano letivo e muita gente mudou de escola, o tempo prcisa ser maior”, explicou a coordenadora.

A aposentada Maria Edeleuza Souza, 73 anos, gostou do atendimento. Ela perdeu o cartão da gratuidade da passagem há dois meses e ainda não tinha dinheiro para solicitar outro Passe Fácil. “Hoje, eu consegui. Já economizei esse dinheiro que será usado para outras necessidades”, comentou a moradora de Outeiro. O estudante Hernan da Silva, 17, chegou às 5 horas da manhã, mas estava feliz por ter conseguido uma senha para agendamento da Carteira do Trabalho. “Pela internet, eu não consigo. O sistema não abre a página e estou precisando muito desse documento porque fui aprovado no exame de admissão do serviço militar. Essa ação chegou na hora certa”, festejou.

A ação social da Escola Bosque também abrangeu os serviços de saúde com testes rápidos para diagnósticos de doença como sífilis, por exemplo. A área de prevenção da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) também realizou exames para identificação da malária e distribuiu redes de proteção para poços abertos, muito comuns na ilha, segundo informou a servidora Gerlaine Patrícia. “Temos muitos moradores idosos, por isso, nossa preocupação no serviço de prevenção”, disse. “E, existem casos de dengue, zika e febre chykungunya, que têm vetores diferentes de transmissão. Cobrir os poços impede a proliferação dos mosquitos”, completou.

O eletricista Patrick Nogueira, que trabalha viajando pela região das ilhas de Outeiro, não perdeu tempo e foi fazer o teste da malária. “Faço como prevenção mesmo porque viajo muito e não quero ficar doente”, disse. Para as crianças, houve serviço de orientação para escovação e limpeza dos dentes. Outros serviços, como emissão da carteira de identidade, consultoria de beleza, avaliação nutricional e consultas oftalmológicas também receberam grande público. O atendimento encerrou ao meio-dia.

A Escola Bosque deverá passar por reforma na rede física e receber novos equipamentos para ampliar sua rede de atendimento escolar e da comunidade em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semec). Atualmente, dois mil estudantes do ensino infantil, fundamental e médio profissionalizante frequentam o local. O nome da instituição, fundada há 22 anos, homenageia o professor Eidorf Moreira, que nasceu na Paraíba, em 1912, e morreu em Belém, em 1989. A obra de Eidorf Moreira se destaca pela dedicação ao magistério, pesquisas e estudos de Geografia, Ciências e Direito, sendo ainda um dos intelectuais mais notáveis de sua geração.

Por Selma Amaral