Instituições e pesquisadores participam de plenária sobre problemas e soluções em Belém envolvendo o clima

Pesquisadores, gestores, servidores municipais, militantes da causa ambiental, organizações da sociedade civil de vários segmentos e população em geral vão participar, nesta segunda-feira, 8 de abril, da segunda plenária distrital em preparação para a Conferência Municipal do Clima e para a elaboração do plano de ação climática do município de Belém. A plenária, evento no âmbito da COP-30, será no auditório da Fundação Escola Bosque, em  Outeiro, a partir das 18h, realizada pela Prefeitura de Belém por meio da Semad/Ulam e Fórum Municipal sobre Mudanças Climáticas.

O objetivo central desta plenária é levantar a situação de vida de vários segmentos e apontar soluções como colaborações para a construção de políticas públicas a uma cidade resiliente e sustentável rumo à COP-30. No longo prazo, a meta é contribuir para o planejamento urbano territorial de Belém com a revisão do Plano Diretor.

A Funbosque é uma referência no desenvolvimento de práticas e projetos na área da educação ambiental em nível curricular e de extensão e comunitária. A atividade nesta segunda-feira conta com apoio de lideranças locais e da Agência Administrativa do Distrito de Outeiro na mobilização da população para este momento em que as pessoas dos territórios participam, efetivamente, da construção da COP-30.

Participação da sociedade civil

Desde setembro de 2023, acontecem reuniões na sociedade civil com representantes do Fórum Sobre Mudanças Climticas. As atividades de formação com temáticas sobre mudanças climáticas chegam, agora, à etapa do acúmulo de ações de participação social, com a finalidade de organizar, levantar e sistematizar diagnósticos de problemas e soluções frente às crises climáticas nos territórios de Belém.

São discutidos nas plenárias distritais temas como saneamento e saúde, mobilidade e transporte, rios e bacias hidrográficas, efeitos de gases poluentes e impactos na vida da população, ações de arborização, entre outros. Algumas plenárias temáticas e setoriais, como sobre agricultura urbana, justiça climática e COP, também estão sendo planejadas para motivar e promover cada vez mais a organização de fóruns de debate na cidade com a ampla participação popular. Debates sobre problemas que afetam diretamente a população no contexto das mudanças climáticas.

Já são mais de 200 organizações envolvidas no Fórum de Mudanças Climáticas, inclusas instituições de pesquisa como as universidades públicas federais, o instituto federal, Campus Belém, a universidade estadual, algumas faculdades particulares de Belém, a Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia, o Museu Goeldi, o Centro Geológico do Brasil, entre outras instituições. A Prefeitura de Belém atua, entre outras frentes, para garantir a população efetiva da população na COP, o evento sobre mudanças climáticas mais importante do mundo que Belém sediará em novembro de 2025.

Prefeitura Municipal de Belém