O que você procura?

APOIO – Comunidade de Outeiro se mobiliza em defesa da Escola Bosque

[metaslider id=2134]


Uma mobilização em frente ao prédio do Ministério Público (MP) de Icoaraci, na manhã desta segunda-feira, 28, marcou o apoio da comunidade do distrito de Outeiro à presidente da Fundação em Educação Ambiental Escola Bosque Professor Eidorfe Moreira (Funbosque), professora Maria Beatriz Padovani. Representantes de diversos bairros do distrito, lideranças comunitárias, pais e moradores das ilhas se concentraram desde cedo em frente ao prédio do MP de Icoaraci.

Os manifestantes cobravam um posicionamento do Ministério Público, que acolheu denúncia de um grupo de educadores que ingressou com ação judicial contra a presidente da fundação. O grupo chegou a interditar por alguns minutos a pista em frente ao MP. “A quantidade de pessoas aqui mobilizadas é a maior prova da seriedade da professora Beatriz, pois aqui temos líderes comunitários, pais e responsáveis de alunos, que estão todos mobilizados em apoio ao trabalho da Bia. Como mãe de aluno da Funbosque, não posso aceitar essa injustiça que estão cometendo”, comentou Adriana Mascote, que possui um filho estudando em um dos anexos da fundação.

O grupo teve o apoio do Fórum Popular em Defesa da Funbosque e da União das Ilhas, que reúnem moradores das comunidades e das ilhas localizadas próximas ao distrito de Outeiro. “É inadmissível julgar uma pessoa baseado apenas em um dos lados, pois toda pessoa acusada tem o direito de defesa. O MP está convidado a visitar a Escola Bosque para acompanhar os avanços que tivemos durante a gestão atual. São visíveis as melhorias que tivemos, por isso convidamos os promotores a visitarem a Funbosque. Infelizmente, o MP se recusa em atender ao nosso convite de visitar a fundação. Eles alegam que a ação contra a professora Bia já foi judicializada e que será encaminhada ao juiz”, lamentou Fernando Sousa, da coordenação do Fórum.

Segundo ele, a presidente da fundação está sendo vítima de um pequeno grupo de servidores da instituição, contrários à atual administração da Escola. “A promotoria de Icoaraci acolheu a denúncia de um pequeno grupo formado por sete professores, que não se conformam com os avanços que a presidente Beatriz vem desenvolvendo na Escola. Acredito que se trate de questões políticas, pois essas pessoas que estão contra a professora Beatriz levantam bandeiras de partidos políticos com a única intenção de tumultuar”, afirmou.

Lene Chaves, que possui um filho matriculado em um dos anexos da Funbosque em Cotijuba, destacou os avanços que a atual gestão levou para a região das ilhas. “Foi a única presidente que teve a preocupação com as unidades de ensino das ilhas. Meu filho estuda no anexo de Cotijuba e a mudança é visível. Basta olhar a quantidade de gente nesta mobilização para constatar do quanto a professora Beatriz é querida pela comunidade de Outeiro”, comentou a mãe.

A moradora Nelma Pereira, que reside em Outeiro há 30 anos, destacou o aumento no número de vagas na instituição. “O que estão fazendo é uma grande injustiça, pois foi na gestão da professora Beatriz que conseguimos 500 novas vagas na unidade, sem falar os cursos profissionalizantes que ela implantou na Escola Bosque e que vai beneficiar os jovens de nossa comunidade”, disse. “Hoje os pais não precisam dormir na porta da escola como antes, pois existem muitas vagas, o que significa nenhuma criança fora da escola”, completou.

Texto:
Noely Lima

Compartilhe esta notícia:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Notícias Relacionadas: