COMEMORAÇÃO – Funbosque celebra 23 anos com ações de cidadania

[metaslider id=2161]

A Fundação Centro de Referência em Educação Ambiental Escola Bosque Professor Eidorf Moreira (Funbosque), localizada na ilha de Caratateua, celebrou neste sábado, 27, 23 anos. E para comemorar a data, a Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semec), organizou uma programação especial com diversas atividades, incluindo serviços para a população, apresentações musicais e culturais, além de ações recreativas espalhadas por quase toda a extensão da escola, situada no distrito de Outeiro. Cerca de 2 mil pessoas prestigiaram o evento.

“Primeiro temos que agradecer ao prefeito Zenaldo Coutinho, que tem dado total apoio aos trabalhos da fundação. Nosso gestor municipal não mede esforços na luta por melhores resultados na educação em nosso distrito, e principalmente, no alcance social”, disse Beatriz Padovani, presidente da Funbosque.

O evento contou com uma grande ação social com serviços de cidadania, que incluiu atendimentos para testes rápidos de HIV e Sífilis, verificação de pressão arterial, teste de glicemia, vacinação contra febre amarela, influenza e tríplice viral, além de avaliações e orientações nutricionais.

Aproveitando a oportunidade, Valéria Baia, de 33 anos, levou a família para atualizar o calendário de vacinação. “É muito importantes ações como esta dentro das escolas, que beneficia a comunidade, além disso, podemos manter nosso calendário de vacinação atualizado e, assim, evitar doenças transmissíveis ao ser humano”, disse a recepcionista.

Já a dona de casa Alcilene Souza, 31 anos, moradora do bairro Água Boa, foi conferir as ações de cidadania. “Sempre nas programações da Prefeitura de Belém, é comum os serviços de cidadania, por isso fiz questão de participar. Hoje fiz o teste rápido, a furada no dedo não doeu e o resultado foi o esperado, por isso estou feliz”, conta.

Um dos serviços mais procurados no local foi o de emissão do cartão Passe Fácil (estudantil, sênior, passe especial e credencial para idosos e deficientes), ofertado pela Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SeMOB), em parceria com o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belém (Setransbel).

Por descuido, a aposentada Iracema Rodrigues da Silva, 62 anos, perdeu o Passe Sênior, que é o cartão que facilita o acesso dos idosos aos coletivos da capital. “Moro no bairro Brasília, estou aqui para emitir mais uma via do meu Passe Sênior. Sempre estou indo ao centro de Belém e preciso muito do cartão. Graças a Deus conseguir um novo”, agradeceu.

O projeto Brinca Belém, da Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (Sejel), esteve presente com uma grande estrutura e uma variedade de brinquedos e jogos. O estudante Yago Medeiros, de 11 anos, se divertiu bastante na festa. “Estou muito feliz, pois amo estudar na Escola Bosque. Aqui aprendemos muitos com nossos professores. As aulas são diversidades e animadas”, disse.

Ana Beatriz Ramos, 10 anos, também admira a beleza natural da Funbosque. “Sempre tive vontade de estudar aqui e hoje posso aproveitar a qualidade do ensino dessa escola. Além disso, temos a melhor merenda do mundo”, brinca.

O estande do projeto Agentes de Meio Ambiente (Ama), da Funbosque, também foi muito procurado. “É muito bom poder contribuir com o projeto, aqui oferecemos mudas, orientações e apresentamos nossas pesquisas que são desenvolvidas na fundação e fora dela”, contou Gabriel Ferreira, 17 anos, voluntário do Ama.

“Para nós é muito especial poder festeja mais um ano de funcionamento da Fundação. Com o total apoio da gestão municipal, temos o privilégio de poder compartilhar desse momento com toda comunidade escolar. Estamos oferecendo vários serviços da Prefeitura de Belém e outros parceiros. É a primeira vez que contamos com mais de 70 serviços”, destacou Clodoaldo Picanço, coordenador geral da Funbosque.

A Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), por meio da Unidade Municipal de Saúde (UMS – Outeiro), participou da programação com orientações sobre educação em saúde, aferição de pressão arterial, testes rápidos e vacinação de crianças e adultos. Uma equipe da Administração Regional do Outeiro (Arout) esteve no local orientando sobre ordem de serviços em vias publicas.

O Centro de Referência de Assistência Social de Outeiro participou com o serviço de Cadastro Único. O Portal do Trabalhador esteve presente com o agendamento para emissão da carteira de trabalho. Uma equipe da Guarda Municipal de Belém esteve presente com sete agentes e uma viatura.

Agência Belém – Você ficou com alguma dúvida ou tem sugestões para enviar à Agência Belém? Entre em contato conosco pelo nosso canal de divulgação das principais ações do município pelo número (91) 98027-0629. Aguardamos sua mensagem.

Talison Lima