Escola Bosque completa 25 anos e se consolida como referência em educação ambiental

Há 25 anos, a Escola Bosque é uma referência de educação ambiental para o distrito de Outeiro, em Belém.

A Fundação Centro de Referência em Educação Ambiental Escola Bosque Professor Eidorfe Moreira, criada pela Lei Nº 7.747 de 02 de janeiro de 1995, foi inaugurada em 26 de abril de 1996, durante a gestão do então prefeito Hélio da Mota Gueiros.

A ideia de criação de uma escola de educação ambiental surgiu do sonho do sociólogo, poeta ambientalista, e educador, Mariano Klautau, já falecido, que dedicou parte da sua vida para proteção dos moradores das ilhas
de Belém.

A Escola Bosque está localizada na ilha de Caratateua, distrito de Outeiro, numa área preservada de floresta tropical secundária, contendo 12 hectares. Sua arquitetura evidencia aspectos ambientais, dando ênfase à prática pedagógica com destaque para a proteção ambiental.

No primeiro ano a instituição atendeu 700 alunos e, atualmente a Escola Bosque atende alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI), Ensino Médio Técnico. A instituição possui 2.734 alunos matriculados, distribuídos nos três turnos.

A estrutura da Escola Bosque é compos ta pela Funbosque/sede; Casa Escola de Pesca; Unidades Pedagógicas (UP’s) da Faveira, Flexeira e Seringal, localizadas na ilha de Cotijuba, Jutuba, ilha de Jutuba; Jamaci e ilha de Paquetá.

A coordenadora do Ensino Fundamental, professora Francisca Fontenele, ressalta que a Escola Bosque nasceu de um sonho sonhado com o pé no chão, cresceu com muita luta e hoje é uma instituição com potencial pra ser referência internacional.

Francisca atua há 12 anos na Escola Bosque como professora de História e contribui com sua dedicação à formação das gerações que já passaram e que estão estudando na Escola Bosque.

Em virtude da pandemia, este ano não vai acontecer grandes programações presenciais para comemorar o aniversário da escola ambiental. Porém, está sendo projetada uma série de homenagens pela data tão expressiva nas redes sociais da fundação e da gestão municipal.

O presidente da Funbosque, professor Alickson Lopes, enfatiza que a instituição completa 25 anos numa nova fase de sua história. “Depois de um longo período de abandono, tentativa de descaracterizar o projeto, de acabar com o ensino médio técnico e ambiente, hoje renovamos nossa esperança com uma nova gestão, que possui a marca do diálogo e da participação da comunidade”.

Alickson Lopes ressalta, que nestes 25 anos, a Funbosque amadurece a sua proposta e encara o futuro, se somando ao combate das mudanças climáticas, semeando a esperança de uma nova Belém.