Funbosque comemora Dia da Educação Ambiental com plantio de árvores

Em comemoração ao Dia Mundial da Educação Ambiental, comoemorado nesta terça-feira, 26, mudas de ipê, pata de vaca e faveirão foram plantadas no Pistão da Água Boa, em Outeiro, em uma programação da Prefeitura Municipal de Belém, através da Fundação Escola Bosque Professor Eidorfe Moreira.

Os plantios de árvores é uma forma de reforçar a consciência ambiental, com mudanças de atitudes na proteção do meio ambiente. Várias mudas das espécies nativas também foram plantadas na área da Escola Bosque, localizada no distrito de Outeiro, em Belém.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Sérgio Bazão, participou do evento e destacou a necessidade de programações voltadas para preservação da natureza e que contribuem com um comportamento ambiental na perspectiva de construção de uma cidade saudável, com manuseio do lixo, no trato dos animais. “Esta ação é de suma importância, para sociedade, reforça bons hábitos com o meio ambiente”, ressaltou.

As mudas utilizadas na atividade foram doadas por Raimundo Vasconcelos Martins, morador de Outeiro desde 1975. Ele informou que iniciou o trabalho com plantas ornamentais, depois mudou a atividade para o trabalho com essências florestais, onde cultiva vários tipos de Ipês.

A engenheira florestal da escola Bosque, Aldenice Dias, manifestou entusiasmo diante do momento que vive a Escola Bosque: “Estou aqui desde 2018, e fico feliz com o olhar ambiental da nova gestão, com pouco tempo de trabalho percebo que estamos tendo ações que não eram realizadas anteriormente. É um fortalecimento que precisa existir, pois a proposta da Escola Bosque é a educação ambiental. Hoje foi um ato simbólico de plantação de mudas, e é o início de muita coisa boa que ainda virá”, definiu.

Ex-aluna e atualmente coordenadora de Desenvolvimento Comunitário (CDC) da Funbosque, Nayara da Silva, demonstrou a alegria de participar do evento: “É muito orgulho fazer parte dessa reconstrução da nossa tão querida e amada Escola Bosque. Fui aluna desde a educação infantil, concluí o ensino médio como técnica de meio ambiente e tenho dois filhos que também estudam na escola”, contou.

O evento em comemoração ao Dia Mundial da Educação Ambiental, ocorreu sob a coordenação do diretor-geral da Funbosque, Nairo Bentes e também contou com representantes das secretarias municipais de Meio Ambiente, de Educação, das coordenadorias da Funbosque, Organização Não Governamental (ONG) Ratata e Coordenadoria do Ecomuseu da Amazônia e foi realizada com os devidos cuidados sanitários para evitar a covid-19.