O que você procura?

Fundação Escola Bosque realiza segunda edição do Amazonizar Belém

A Fundação Escola Bosque (Funbosque) realizou neste sábado, 6, a segunda edição do Amazonizar Belém. O evento busca despertar nas pessoas o sentimento de ser amazônico. O Amazonizar é uma grande festa cultural local, que fortalece a ideia de transformar Belém numa cidade amazônica, arborizada e verde.

A Funbosque, como um centro de referência no campo da educação ambiental, realiza a ação, trazendo a comunidade para dentro da escola e oferecendo a oportunidade dessas pessoas visitarem o evento e conhecerem mais da cultura local. A programação também dá a oportunidade da comunidade participar ativamente, expondo seus produtos e trazendo mais visibilidade a esses empreendedores, artesãos e produtores locais. 

Horta familiar – O produtor rural José Maria de Sousa diz que o evento ajuda a tornar o trabalho dele mais conhecido. “É a primeira vez que estou participando e é importante estar aqui e divulgar meu trabalho, que é a horta familiar. Às vezes, as pessoas não conhecem as verduras orgânicas, eu estou aqui para que as pessoas possam conhecer mais”.

Para a artesã Milla Ferro, esse espaço que a Fundação Escola Bosque dá para a comunidade é fundamental. “Sou de Outeiro e já trabalho com artesanato há três anos, faço costura criativa, laços de luxo e criativos. Acho fundamental a Funbosque abrir esse espaço, para divulgar mais a importância do artesanato da nossa ilha, para que as pessoas possam saber que aqui tem empreendedores, artesãos que trabalham com as suas mãos, que fazem criações lindas e que, realmente, tem esse trabalho sério, organizado e que sustenta sua família”.

Diversidade de produtos – A programação teve uma feira com os produtores locais de açaí, pato, frango caipira, doces, geleias, adubo orgânico, plantas, verduras, entre outros. Também puderam mostrar seus produtos, os artesãos de instrumentos, bijuterias, tapetes e acessórios feitos de palha.

Houve, ainda,  apresentações de teatro, boi, dança, mestres da ilha, contação de histórias, atrações musicais e os pássaros juninos. 

As pessoas que visitaram o evento também tiveram a oportunidade de conhecer um pouco da história da Funbosque e da Ilha de Caratateua.

“ A Funbosque se abre para a comunidade e junto com ela constrói uma proposta linda de acolhimento. É também uma proposta diferenciada para a cidade de Belém, reafirmando a condição de ser amazônico”, enfatiza o presidente da Fundação Escola Bosque, Alickson Lopes.

A próxima ação Amazonizar Belém já está sendo esperada. A organização do evento informou que a próxima data será definida junto com a comunidade.

Texto:
Jeorgia Melo

Compartilhe esta notícia:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Notícias Relacionadas: