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APRENDIZAGEM – Mostra de Ciência e Cultura apresenta projetos científicos de alunos da Escola Bosque

Os projetos científicos dos alunos da Escola Bosque Professor Eidorfe Moreira foram apresentados nesta sexta-feira, 22, durante a Mostra de Ciência e Cultura 2019 da escola. Com o tema “A interdisciplinaridade como estratégia de aprendizagem”, o evento reuniu estudantes, educadores e toda a comunidade escolar em uma vasta programação científica e cultural.

Com a participação de alunos da educação infantil, ensino fundamental e ensino médio, a programação busca despertar desde cedo o interesse pela pesquisa.

“Este trabalho é importante, pois observamos que as aulas estavam muito técnicas e precisávamos desenvolver esse olhar diferente do aluno. E aqui em nossa escola temos um material muito vasto de sucata, que pode ser aproveitado tanto na parte da robótica quanto na parte de nível mais sustentável”, relata o professor de química, Carlos Alencar, que ressalta que a proposta educacional está funcionando bem. “Tem hora que o laboratório fica pequeno, porque sempre tem aluno inovando”, conclui.

Estudante revelação do projeto de Robótica, Thiago Souza, de 19 anos, conta que se interessou por robótica desde criança e após participar do projeto decidiu fazer uma faculdade de engenharia robótica ou mecatrônica.

“Este é um protótipo e a ideia é que ele consiga carregar alguns objetos. Aqui, temos peças de HD e de aparelho de DVD. Montamos a estrutura em três dias. E uma semana pra fazer a ligação. Tudo feito com material descartado”, conta o jovem, orgulhoso por ter feito parte do projeto de robótica, idealizado pelo professor de física, Dalson Reyes da Silva.

Luane Pimentel, de 16 anos, é uma das estudantes que apresentou a máquina de sabonificação utilizando óleo de cozinha reciclado, trabalhando a sustentabilidade. “Nós só reciclamos 1% do óleo de cozinha. E dá pra fazer sabão em barra, líquido ou detergente. Com a máquina é mais prático”, explica a estudante.

Vinicius Moreira, de 18 anos, apresentou o irrigador solar com a intenção de irrigar a horta da escola. “O processo é por gotejamento, não há desperdício de água”, explica. E segundo o professor Carlos a próxima etapa é trabalhar com energia solar.

Benefícios – A interdisciplinaridade proposta pela Mostra de Ciência e Cultura rompe as fronteiras das disciplinas e traz uma mudança positiva no comportamento dos estudantes,  explorando a criatividade e o raciocínio lógico na prática da ciência.

Texto:
Tábita Oliveira

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