OPORTUNIDADES – Fundação Escola Bosque assina convênios de estágio com faculdade de Belém

O estágio é uma etapa importante para o desenvolvimento da carreira de todo profissional. Buscando a capacitação de estudantes, a Prefeitura de Belém, por meio da Fundação Centro de Referência em Educação Ambiental Escola Bosque Professor Eidorfe Moreira (Funbosque), firmou na tarde de quinta-feira, 29, convênios de estágio com quatro instituições de ensino superior de Belém.

Da assinatura dos convênios participaram Fátima Seabra, diretora da Escola Casa da Pesca (Cepe); Amílcar Martins, coordenador de projetos da Funbosque; e as coordenadoras de estágios, Brenda Ferreira, da Faculdade Estácio do Pará (Estácio/Fap), Ana Paula Acioly e Mariajane Souza, da Universidade Paulista (Unip) e Ana Ruth Maia, da Faculdade Metropolitana da Amazônia (Unifamaz). A Faculdade Integrada Brasil Amazônia (Fibra) e Universidade da Amazônia (Unama) também firmaram a parceira.

A presidente da Fundação Escola Bosque, Beatriz Padovani, falou sobre a satisfação dos convênios com as instituições. “É com muita alegria que celebramos mais uma conquista a Fundação Escola Bosque. Nós já temos uma parceria com a Escola Estadual Tecnológicas do Estado do Pará, mas com instituições de ensino superior é a primeira vez. Os convênios vão possibilitar aos estudantes universitários experimentar a realidade de suas profissões, explorando as diversas possibilidades”, explicou.

Ações – A Funbosque tem 23 anos de funcionamento e atua com foco no meio ambiente, na integração entre a educação e as práticas ambientais, tornando-se uma escola referência nas ações sociais, de cidadania e formação profissional.

Segundo o coordenador Amílcar Martins, com o convênio, a Funbosque dará sequência às ações que norteiam seu regimento. “Quando a escola foi planejada, foi pensada em um local de portas abertas à comunidade escolar. A partir do momento em que estabelecemos essas parceiras com instituições de ensino públicas e privadas, a Fundação vai oferecer novas possibilidades de ensino, pesquisa e troca de conhecimentos”, disse Amílcar.

Ana Ruth Maia, da Unifamaz, explicou como será o processo de convocação de estágio. “Os estudantes serão encaminhados para o estágio pelas instituições, e selecionados pela Funbosque, de acordo com critérios das vagas. A duração do estágio será definida por meio de um termo de compromisso entre a Instituição, a Fundação e o estudante”, detalhou.

“O estágio é de suma importância para o crescimento profissional do estudante e a Prefeitura de Belém, por meio da Funbosque, está contribuindo de maneira efetiva com a assinatura desse convênio”, destacou Ana Paula Acioly, da Unip.

Mais do que proporcionar experiência, os estágios possibilitam para os estudantes novos conhecimentos, competências e uma relação prática da teoria vista em sala de aula, além de facilitar a entrada do aluno no mercado de trabalho.

Talison Lima