Professores da Escola Bosque participam de formação da rede pública de ensino do Distrito Federal

Uma troca de saberes e de vivências. Assim foi a participação dos professores Célio Costa e Mauro Torres na Semana Pedagógica da Rede de Educação do Distrito Federal (DF), uma organização da Secretaria de Educação do DF, em parceria da Universidade de Brasília (UNB). O evento ocorreu de 7 a 16 de fevereiro, em formato on-line, por meio do minicurso “Educação Ambiental Climática e Mudanças do Clima”.

O eixo principal do trabalho teve como objetivo reconhecer a importância da educação ambiental climática na Educação Básica, para analisar o impacto das mudanças do clima em nosso cotidiano, além de conhecer como a educação ambiental climática colabora com o desenvolvimento de escolas sustentáveis, utilizando os exemplos da Escola Bosque de Belém-PA e do Centro Educacional Agrourbano Ipê do Riacho Fundo II-DF.

Impactos no nosso cotidiano

O professor Célio Costa destacou a importância de discutir como os processos das mudanças climáticas impactam nosso cotidiano. “É um importante debate, nessa relação do Centro-Oeste com a Amazônia, principalmente porque Belém será sede da Cop-30. Trata-se de um tema primordial: a educação ambiental climática e seus desafios”.

“Lembrei de dois rios da nossa região, o Tapajós e o Xingu, ambos nascem no Centro-Oeste, no Mato Grosso, então se degradar lá, vai influenciar aqui, e vice-versa”, explicou o professor Célio Costa, evidenciando o quão se torna importante esta formação, nesse diálogo Amazônia e Centro-Oeste, visto que um dos objetivos específicos é debater sobre as mudanças climáticas e as consequências no Cerrado e na Amazônia.

“A participação dos professores da Escola Bosque na Jornada Pedagógica da rede educacional do Distrito Federal foi importante, porque permite mostrar o trabalho realizado aqui na escola, na Amazônia para o país, em especial para o Centro-Oeste. O tema do projeto de extensão era a ‘Amazônia na Escola’, e nós temos a expertise de construir uma educação ambiental, que pode ser exemplo para os outros estados, e isso foi fundamental para mostrar a realidade da Amazônia, da escola, que nós fazemos diariamente, com professores competentes na área”, declarou o presidente da Funbosque, professor Laurimar Farias.

No debate, o professor Mauro Torres enfatizou as mudanças climáticas e seus efeitos em cada parte do planeta, atentando para o que ele chama atenção: a diferenciação entre aquecimento global e mudanças climáticas. “São coisas distintas e é importante saber quais efeitos as populações mais pobres vão sofrer, as populações da Amazônia, os ribeirinhos, com essas mudanças climáticas”, disse.

O presidente da Funbosque, Laurimar Farias, agradeceu a participação dos professores colocando a Escola Bosque à disposição de outros eventos de formação e troca de experiência no Brasil.