O que você procura?

RENDA E HÁBITO SAUDÁVEL

Prefeitura de Belém leva curso de horta orgânica para bairros de Outeiro

Estimular hábitos saudáveis; incentivar o cultivo de horta orgânica; multiplicar conhecimentos, técnicas de plantio e cuidados com o meio ambiente: com esses objetivos, a Prefeitura de Belém, por meio da Fundação Escola Bosque, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), realizou nessa sexta-feira, 25, o encerramento de um curso de horta, realizado para os moradores do bairro do Fama, na Ilha de Caratateua (Outeiro).

“Muitas vezes não temos recursos para ir até a escola participar de algum curso, por isso, a oportunidade de participar de um curso dentro da minha comunidade é muito gratificante”, comentou Elenise Monteiro, moradora do Fama há 36 anos. “Agora me sinto preparada para implantar a minha horta e futuramente até vender hortaliças para os meus vizinhos”.

Desenvolvimento comunitário

A iniciativa faz parte das atividades da Coordenadoria de Desenvolvimento Comunitário (CDC), da Funbosque, que só no primeiro semestre de 2023 ofereceu 35 capacitações para os moradores de Outeiro. Entre elas, os cursos de horta, compostagem, avicultura, meliponicultura, bordado em chita, confecção de biscoito, palestra de manipulação de alimentos, entre outros.

“Nosso objetivo é atender a todos os bairros de Outeiro. Já realizamos curso no bairro do Fama e São João do Outeiro; na próxima segunda, vamos iniciar um curso de galinha caipira, no bairro da Brasília; e o de manutenção de computadores, na própria Funbosque”, contou Rosilda Santana, coordenadora do CDC.

Teoria e prática

“O curso é ministrado conforme a realidade da comunidade, dividido em teoria e prática”, explicou o instrutor do Senar, Adenil Mescouto. “Apresentamos para os alunos temas como: importância das hortaliças para o ser humano, preparação do canteiro, adubação do solo, semeio das espécies, plantio de hortaliças, tipos de hortas e outros”.

Texto:

Amanda Cardoso

Compartilhe esta notícia:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Notícias Relacionadas: