Sesma imuniza idosos e faz balanço da vacinação em Belém

A Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) vai iniciar a semana, vacinando os idosos contra a Covid-19. A vacinação ocorre nesta segunda-feira, 07 de junho, das 9h às 17h, em 18 pontos de vacinação na capital e nos distritos.

Na segunda-feira, 07, serão vacinados os idosos, que estão com a segunda dose da Coronavac marcada para este dia e todos os idosos (com 60 anos ou mais) que ainda não fizeram a primeira ou a segunda dose da vacina. A meta da Sesma é vacinar entre três mil e quatro mil pessoas com a segunda dose e de mil a duas mil, com a primeira dose.

Para se vacinar, os idosos precisam apresentar RG, CPF, cartão SUS, comprovante de residência de Belém e o cartão de vacinação contra a Covid-19 para os que já fizeram a primeira dose.

Balanço – Belém já aplicou até o momento o quantitativo de 570.561 doses de vacinas contra a Covid-19. Deste total, 365.647 pessoas já receberam a primeira dose, correspondendo a 24,3% da população de Belém, enquanto 204.914 pessoas já receberam as duas doses, o que corresponde a um percentual de 13,6% da população da capital.

O grupo com maior quantitativo de vacinas recebidas é o grupo dos idosos, com 200.973 pessoas que já receberam a primeira dose, sendo que 161.466 destes idosos já receberam as duas doses. Por questões de cronograma da segunda dose, ainda faltam 26 mil idosos serem vacinados.

O segundo grupo com a maior quantidade de vacinados, em Belém, é dos profissionais da saúde, com 62.972 vacinados com a primeira dose e 26.583 com a segunda dose.

Nos outros grupos, vacinados com pelo menos a 1° dose, foram 50.768 com comorbidades, 9.092 pessoas com deficiência, 8.223 pessoas das forças de segurança e salvamento, 4.303 grávidas e puérperas, além de populações tradicionais, como, por exemplo, 578 quilombolas.

Além disso, na última semana, Belém vacinou 1.407 trabalhadores da limpeza urbana, 1.190 portuários e aeroportuários, e iniciou a vacinação dos trabalhadores da educação, aplicando 6.319 doses em trabalhadores do ensino infantil e da educação especial.

O último grupo a ser vacinado em Belém foi da população geral, nascidos em 1962 e 1963. Foram vacinados 5.485 pessoas nascidas no ano de 1962 e 6.730 pessoas nascidas no ano de 1963.

>> Pontos para a vacinação dos idosos:
1. Aldeia Cabana – avenida Pedro Miranda, S/N, bairro da Pedreira. Drive-thru e a pé.
2. Boulevard Shopping Belém – estacionamento G6. avenida Visconde de Souza Franco, 776. bairro Reduto. A pé.
3. Cassazum – avenida Duque de Caxias, nº 1375, bairro do Marco. A pé.
4. Colégio do Carmo – travessa Dom Bosco, nº 72, bairro da Cidade Velha. A pé.
5. Escola de Enfermagem da UEPA – avenida José Bonifácio, nº 1289, bairro do Guamá. A pé.
6. Fibra – avenida Gentil Bittencourt, nº 1144, bairro de Nazaré. A pé.
7. Funbosque – avenida Nossa Senhora da Conceição, distrito de Outeiro. A pé;
8. Ginásio do CCBS-UEPA, esquina da Perebebuí com Almirante Barroso. A pé;
9. Ginásio Mangueirinho – avenida Augusto Montenegro, nº 524, bairro do Mangueirão. A pé.
10. Icoaraci – Igreja do Evangelho Quadrangular, travessa São Roque, 789, Cruzeiro. A pé.
11. Icoaraci – Paróquia de São João e Nossa Senhora das Graças, praça Pio XII, nº 148.
12. Igreja do Evangelho Quadrangular – Barão de Igarapé Miri, esquina com 25 de junho, bairro do Guamá. A pé.
13. Igreja Universal, rua Osvaldo Cruz 121, Verdejantes. A pé.
14. Mosqueiro – Hospital Municipal de Mosqueiro, rua 15 de Novembro, 545 – Vila. A pé.
15. Shopping Bosque Grão-Pará, entrada de carros exclusivo pelo acesso do Condomínio Cidade Cristal (acesso D) e entrada de pedestres pelo acesso da rodovia dos Trabalhadores (acesso G). A pé.
16. Unama – avenida Alcindo Cacela, nº 287. A pé.
17. Unifamaz – avenida Visconde de Souza Franco, nº 72, bairro do Reduto. A pé.
18. Universidade Federal do Pará – Mirante do Rio/UFPA-Campus Guamá, rua Augusto Corrêa, 01, Guamá. A pé.

Danielly Gomes