Funciona nos turnos manhã e tarde, atendendo aos alunos da Educação Infantil. O propósito da brinquedoteca é propiciar a vivência da ludicidade, valorizando o brincar como prática fundamental na formação da identidade da criança, a qual representa a si e o outro mediante seu contexto sociocultural.
A execução do projeto pauta-se nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, as quais descrevem a criança como um sujeito histórico e de direitos que, nas interações, relações e práticas cotidianas que vivencia, constrói sua identidade pessoal e coletiva, brinca, imagina, fantasia, deseja, aprende, observa, experimenta, narra, questiona e constrói sentidos sobre a natureza e a sociedade, produzindo cultura.
Quanto à atuação educativa considerando a base curricular diversificada: Inclusão, Ed. Ambiental, Ed. Ribeirinha e Ed. Étnico-Racial indica-se que o projeto busca produzir jogos provenientes de materiais que seriam considerados lixos, como: papelão, revistas, garrafas pet. Utiliza o princípio da sustentabilidade, fazendo a reutilização dos produtos e diminuindo assim o desperdício.
As metodologias utilizadas são atividades lúdicas através de jogos pedagógicos (quebra-cabeça, jogo da memória, blocos para construção, entre outros), brincadeiras populares (esconde-esconde, cantigas de roda, etc.), pinturas em papel, brinquedos diversos (carros, bonecas, etc.), leitura de livros infanto-juvenil e didático, teatro de fantoches, e construção de jogos e brinquedos utilizando sucata. As crianças ao confeccionarem um jogo, provocam nelas sentimentos de satisfação, elas sentem que podem construir, criar e, ao mesmo tempo, aprender.
Dos recursos utilizados destacam-se: mobiliário, espelhos, brinquedos, livros, lápis, papéis, tintas, pincéis, tesouras, cola, massa de modelar, jogos os mais diversos, blocos para construções, material de sucata, roupas e panos para brincar.
Na prática avaliativa dos alunos atendidos pelo projeto, observa-se o desenvolvimento da criança, fazendo acompanhamento e observação semanal, no que se refere à socialização, à iniciativa, à linguagem, ao desenvolvimento motor, por meio das atividades lúdicas. Quanto às implicações da infraestrutura na prática educativa, indica-se que existe a necessidade de ampliação da oferta de recursos a fim de que haja o favorecimento da ludicidade do aluno:
A Brinquedoteca deve ser atrativa para as crianças de forma que elas possam sentir-se à vontade para desenvolverem suas atividades socioeducativas e lúdicas. Muitos brinquedos, jogos variados e diversos materiais permitem a expressão da criatividade.
Da relação teoria e prática no processo de aprendizagem, afirma-se que o aluno na relação com o brincar atua sobre seu cotidiano, sobre si e o outro, configurando-se em um processo significativo de desenvolvimento de novas competências.