O que você procura?

Papel Reciclado

Este projeto propõe a implantação de uma oficina de reciclagem de papel na Casa Escola da Pesca para produção artesanal de papel reciclado. 

As constantes e aceleradas transformações por que passa o planeta Terra têm transformado significativamente seus aspectos físicos, biológicos, políticos e sociais, trazendo comprometimentos ao nosso bem viver. São urgentes as práticas ambientais que proporcionem de alguma maneira a sustentabilidade, tendo em vista principalmente a nossa vida na Terra. A Educação Ambiental é cada vez mais aceita como sinônimo de educação para a sustentabilidade e, por esse motivo, apresenta-se indispensável à inserção de projetos ambientais no currículo escolar de maneira interdisciplinar. A reciclagem do papel, que consiste numa técnica ecologicamente correta, pois reduz o volume dos resíduos urbanos, minimizando impactos ambientais é, portanto, uma importante ação no contexto escolar tanto para a instrumentalização para o processo de reciclagem como para uso do papel produzido onde os alunos devem ser conscientizados da importância de preservar o meio ambiente de maneira prática.

“O que acontece com o teu arquivo quando o mundo do papel se vê submetido a tantas novas máquinas de virtualização”? Derrida (2004) reflete sobre o papel como suporte de todo um edifício civilizatório, quando novos suportes virtuais e digitais avançam inapelavelmente. O papel que tem servido de suporte preferencial da palavra e da imagem desde a modernidade e começa enfim a se tornar lixo, seja o documento sem validade, a conta de luz, o jornal ou a revista, o livro “velho”. A reciclagem permite não só que possamos nos apropriar desse material de custo zero que seria poluente à natureza, como podemos a partir da sua manipulação disparar outras potencias que aquela folha de ofício nunca sonhou ter. A reciclagem do papel ainda instaura um espaço de convivência e trabalho colaborativo agregado a construção de uma consciência ambiental.

A Casa Escola da Pesca como parte integrante da Fundação Escola Bosque, visa à educação ambiental no respeito à natureza e ao meio ambiente, portanto é importante que o papel produzido pela escola diariamente, portanto a reciclagem desse papel e reutilização dele consiste em atitude lógica e coerente dentro da proposta pedagógica da fundação. Assim o principal objetivo do projeto é coletar e reciclar o lixo de papel produzido pela CEPE e comunidade, tendo ainda como objetivos específicos criar embalagens para a produção de produtos produzidos nos cursos técnicos, produção de cadernos artesanais, explorar poéticas tridimensionais do papel como o origami, o papel machê e os livros objetos.