O que você procura?

Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS)

    O Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) consiste em um documento que contempla uma série de instruções e ações sobre a conduta quanto aos resíduos sólidos gerados, a fim de conduzir sua gestão ambientalmente adequada. Foi instituído pela Política Nacional de Resíduos (Lei nº 12.305/ 2010). Sua elaboração e implementação permite o gerenciamento sistemático dos resíduos e a melhoria contínua dos métodos e procedimentos utilizados na gestão dos materiais gerados.

     Na Fundação Centro de Referência em Educação Ambiental – Escola Bosque Professor Eidorfe Moreira (FUNBOSQUE), o PGRS consiste em um projeto pedagógico, conduzido por profissionais da área técnica em meio ambiente, bem como por alunos e demais servidores e colaboradores, vinculados à fundação. Sua implementação, além de colaborar para sensibilização, motivação e inclusão dos colaboradores, alunos e membros da comunidade escolar e comunidade externa, auxilia na busca por soluções sustentáveis para a gestão dos resíduos sólidos (RS) gerados internamente e externamente à FUNBOSQUE, por meio de treinamentos e ações de conscientização socioambiental dos diferentes membros da Fundação.

     Com isso, é possível diminuir o volume dos resíduos produzidos nos processos administrativos, educacionais e operacionais, propondo formas de descarte, acondicionamento e disposição ambientalmente adequados, reduzindo os custos advindos dessas etapas, gerando receita para um coletivo de catadores de materiais recicláveis, aos quais os resíduos da fundação são destinados, bem como evita a produção de passivos ambientais.

     Soma-se a isso, o fato de a escola ser um centro de referência em educação ambiental e os seus serviços apresentarem grande importância técnica e científica, tanto para a comunidade da ilha de Caratateua quanto para outras instituições de ensino da região insular de Belém, o que requer um maior comprometimento com a preservação do meio ambiente. 

     Nesse contexto, o PGRS torna-se uma oportunidade para conscientizar os colaboradores, discentes e membros da comunidade na busca por alternativas sustentáveis para a gestão dos RS gerados nas áreas de atuação da Funbosque. Pode ser também um meio para potencializar as parcerias com cooperativas ou associações para a gestão compartilhada dos RS, garantindo assim, representação e participação da comunidade externa no processo de construção dos novos hábitos ambientais.

     Como objetivo geral, o projeto visa elaborar, implantar, operar e gerenciar um plano de gestão de resíduos sólidos para a Funbosque (Sede, Unidades Pedagógicas-UPs, Casa Escola de Pesca-CEPE e Escola Criativa de Gastronomia).