O que você procura?

Roteiro Geo-Turístico – Conhecendo o Centro Histórico de Belém na Amazônia

O projeto é uma proposta de extensão do Grupo de Pesquisa de Geografia do Turismo – GGEOTUR, da Faculdade de Geografia e Cartografia da Universidade Federal do Pará – UFPA, sob a coordenação da Profª. Drª. Maria Goretti da Costa Tavares, com a anuência do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio (PIBIC-EM) da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação –PROPESP- UFPA por meio do Edital 14/2012. 

Projeto em fase de efetivação de parceria institucional, que tem como objetivo a implementação de ações práticas de turismo histórico, cultural e patrimonial de caráter material e imaterial, que propiciem a valorização da memória sócio-espacial de cidades históricas.Promovendo caminhadas gratuitas no Centro Histórico de Belém, região insular e em outras cidades do Estado do Pará, sob a orientação de pesquisadores, professores, estudantes do Ensino Médio, de graduação e demais interessados.O projeto está baseado nos princípios participativos, dialogais e turismo de base comunitária, tendo como referencial o turismo inclusivo e sustentável, com características de turismo alternativo, conforme propõe Paes (2009).

A base metodológica é a efetivação de pesquisas etnográficas, registros fotográficos,aplicação de entrevistas com antigos moradores das áreas de interesse, levantamentos bibliográficos, iconográficos e documentais com o objetivo de elaborar oficinas pedagógicas voltadas a prática de turismo. Todas estas ações contribuem para a construção dos roteiros.

O Projeto Roteiro oferece a possibilidade de estágio supervisionado para bolsistas e voluntários, preferencialmente aos discentes do 3º ano do Ensino Médio-Técnico da Funbosque, tendo atualmente dois roteiros criados e efetivados: “Olhares da Memória: Roteiro Geo-Turístico pelo Bairro do Cruzeiro em Icoaraci” e “O Mundo é Diferente da Ponte Pra Cá. Colonialismos e Resistências na Ilha de Caratateua”.