A Casa Escola da Pesca (CEPE) inaugurada em 17 de abril de 2008, como um projeto vinculado à Fundação Centro de Referência em Educação Ambiental Escola Bosque Prof. Eidorfe Moreira – FUNBOSQUE está localizada na Passagem São José, 70, bairro de Itaiteua, na Ilha de Caratateua (popularmente conhecida como Outeiro).
Através da Portaria Nº 031\2010-GP, de 02 de fevereiro de 2010, foi reconhecida como escola municipal e em 2014 foi autorizada pela Resolução Nº 016-2014 para ofertar o Ensino Fundamental, com a Qualificação Inicial para o Trabalho e a Resolução Nº 017-2014 para o Ensino Médio Integrado ao Técnico em Recursos Pesqueiros, ambos na modalidade da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI). Atualmente, a escola oferta o Curso Técnico em Cozinha Subsequente amparado pela Resolução N°03- CME, de 29 de janeiro de 2020.
A princípio, a escola foi concebida para proporcionar a formação de filhos de pescadores da região das ilhas com o propósito da redução da pobreza e a melhoria da gestão dos recursos naturais do município de Belém (DOM nº11.122, de 23 de abril de 2008). Atualmente, os alunos são oriundos das mais diversas comunidades, a saber: as periurbanas, as insulares da grande Belém e assentamentos rurais, como, por exemplo, o Paulo Fonteles, situado na Ilha de Mosqueiro.
Os níveis ofertados pela escola são o Ensino Fundamental e Ensino Médio na modalidade da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI) e Educação Profissional (Integrada e Subsequente). Nesses termos, o Ensino Fundamental é ministrado nos Ciclos Finais (3ª e 4ª Totalidades) e, no seu término, o aluno recebe um certificado de Qualificação Inicial em Pesca e Aquicultura. O Ensino Médio Integrado é oferecido em dois anos (1ª e 2ª Totalidades) e no seu encerramento o discente obtém a certificação de Técnico em Recursos Pesqueiros.