Plano Pedagógico de Apoio – PPA

Funciona nos turnos manhã e tarde, atendendo aos alunos dos níveis de ensino do Ensino Fundamental, Ciclos de I ao IV concluintes e Ensino Médio.E tem sua prática pedagógica voltada para o atendimento de alunos em distorção idade-ano e com dificuldades na aprendizagem de leitura e escrita. Assim, de acordo com a especificidade do aluno, elaboram-se atividades para suprir as necessidades pedagógicas.

De acordo com os dados do Censo Escolar 2017, os índices de retenção (reprovação) de alunos matriculados na Escola Bosque ao final de cada etapa escolar da Educação Básica vêm aumentando consideravelmente, como podemos observar nas tabelas abaixo:

TAXAS DE RENDIMENTO 2017

FONTE: https://www.qedu.org.br/escola/11535-bosque-escola-professor-eidorfe-moreira/taxas-rendimento/?year=2017

Realidade que se materializa em uma escala significativa de aumento das taxas de distorção idade-ano a cada etapa escolar como podemos observar a seguir:

FONTE: https://www.qedu.org.br/escola/11535-bosque-escola-professor-eidorfe-moreira/distorcao-idade-serie

Destaca-se como um grande desafio institucional, a dinamização de práticas pedagógicas de combate à retenção, à evasão e à distorção idade-ano dos alunos, configurando-se como uma problemática recorrente, perpetuando-se no período de 2007 a 2019 com taxas de aproximadamente 20% de distorção idade-ano, considerando todos os níveis de ensino.

Os dados apresentados apontam que a atuação do Plano Pedagógico de Apoio, exige ações articuladas com os professores regentes, demais projetos e organização do trabalho pedagógico da escola como um todo, considerando a ação diagnóstica e análise das taxas de rendimento e distorção idade- ano, as quais interferem diretamente na qualidade da aprendizagem dos alunos.

Quanto à perspectiva curricular, por se tratar de alunos com dificuldade de aprendizagem, são direcionadas as atividades e seus conteúdos dentro da realidade de cada um buscando o envolvimento da família no fazer pedagógico. Tem-se como principais metodologias empregadas: atividades em grupos, jogos, elaboração textual, leitura e interpretação de textos, dramatizações, músicas e desenhos representativos.

Os principais recursos utilizados são: jogos, atividades diversificadas, material pedagógico próprio, alfabeto móvel, quadro branco, papel, lápis, lápis de cor, canetinha, tinta, dentre outros.

O projeto apresenta a proposta avaliativa diagnóstica a partir dos pressupostos teóricos e metodológicos da psicogênese da língua escrita tendo como finalidade, segundo a resposta dos (as) professores (as) responsáveis pelo projeto a seguir:

Averiguar as aprendizagens prévias que servirá de base para o futuro desenvolvimento do trabalho e nesta perspectiva é preenchido uma ficha de desenvolvimento individual a qual apontará os diversos níveis da psicogênese que o aluno se encontra.

Dos impactos das avaliações externas na prática educativa, indica-se que as mesmas têm influenciado positivamente, uma vez que requerem do professor formação continuada que refletem na sua prática cotidiana.